Falando em educação podemos perceber o quanto nos últimos anos, temos dito e afirmado que a educação pública se encontra sucateada e com uma qualidade inferior as instituições particulares, porém vivendo no dia-a-dia e com contato direto com alunos de ensino secundário, tenho visto que o grande problema da educação contemporânea não está na infraestrutura, mas na falta de interesse de alguns alunos e também na falta de interesse de alguns professores.
Creio que isso se dá a falta de capacitação e educação continuada que muitos professores da Rede Pública de Ensino, tem evitado fazer. Esse desinteresse deve se entrelaçar com a comodidade e estabilidade financeira "pouca". O descaso e a falta de preparo e busca por novas metodologias causam engasgo e até mesmo repetição por repetição, acaba por desrespeitar o aluno e na não adequação as novas gerações.
Gostaria muito que todo o professores pudessem observar o aluno como sujeito ativo na construção do saber, sabendo usufruir do conteúdo que ele carrega e assim pudesse explorar a ponto de transfigurá-lo a participar de forma ativa nessa construção de saberes.
A construção de saberes no meu ponto de vista se dá através do dialogo e dos embates para melhoria de ensino e transição de informações que podem gerar ou não conhecimentos específicos e gerais.
Nobres colegas não sou dono da verdade apenas aponto uma realidade e um desejo que tenho do fundo do coração, vamos nos abrir para o dialogo direto e franco com aqueles que precisam aprender as nossas informações, pois com toda convicção afirmo que iremos aprender tanto quanto eles ou até mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário